sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dia de Reis


Depois de 12 dias andando pelo deserto, os Três Reis do Oriente chegaram a Belém para saudar o Rei dos Reis, o Menino Jesus.

Este ato de reconhecimento até hoje povoa o imaginário popular. Em comemoração a esta data é realizada a Folia de Reis. Em Santa catarina o nome usual é Terno de Reis.

Salva os Santos Reis!! Salve Salve!!



TERNO DE REIS

A tradição do Terno de Reis foi trazida para o Brasil pelos colonizadores luso-açorianos e é mantida principalmente no litoral do Brasil e no meio rural. 

O Terno de Reis é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos. Seguindo uma estrela que surge no céu no dia de seu nascimento, 25 de dezembro, Gaspar, Melchior e Baltazar, saem à procura do Menino Jesus, levando presentes (ouro, mirra e incenso e também instrumentos musicais: a caixa, pandeiro e a viola) e chegam a Belém no dia 6 de janeiro, Dia de Reis. 

Adaptado aos folguedos lusitanos, o Terno de Reis canta a história durante o mês de dezembro até o dia 6 de janeiro. Os grupos formados por cantores e instrumentistas percorrem as casas do início da noite ao amanhecer. 

A apresentação se divide em três partes. Na chegada, saúdam os donos da casa e pedem licença para entrar. No segundo ato, louvam o menino Jesus em frente ao presépio. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas e comidas. A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida. Segundo a cultura popular quem recebe o Terno de Reis em sua casa é abençoado.


Fonte: Fundação Cultural de Itajaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário