segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Fotos Festa do Divino

Do dia 3 a 11 de setembro, aconteceu a Festa do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Necessidades em Santo Antônio de Lisboa, bairro histórico de Florianópolis, SC.
A festa é de cunho religioso e cultural com atrações: cortejo imperial, desfile de carro de boi, farinhada, apresentações de boi-de-mamão, pau de fita e coroação da imagem de Nossa Senhora.
Confira algumas fotos da apresentação do Grupo de Boi de Mamão de Sambaqui, um dos mais antigos da Ilha, que aconteceu no dia 11.


Fotos do Grupo de Boi de Mamão de Sambaqui (fotos de Lívia Nogueira Pellizzoni)



O cortejo imperial é uma tradição popular de cunho religioso, sendo um legado dos imigrantes açorianos. A origem remonta à Idade Média, época em que a rainha de Portugal transferia simbolicamente os poderes reais a uma pessoa do povo durante três dias, na época da festa. No dia da coroação do escolhido era realizado o cortejo que representava a corte portuguesa.

Após a chegada dos açorianos, a localidade de Santo Antônio de Lisboa foi elevada à categoria de freguesia – menor unidade política, administrativa e religiosa do Reino de Portugal - em 1750, com o nome de Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades. Clara Manso de Avelar, doadora das terras onde foi construída a igreja, era devota de Santo Antônio. O atual nome da comunidade passou a ser adotado oficialmente a partir de 1856.

Nenhum comentário:

Postar um comentário