terça-feira, 15 de abril de 2008

A História da Viola

Olá pessoal,
tenho realizado pesquisas sobre a história da viola e estarei disponibilizando aqui, em capítulos. Abaixo já está a primeira parte: como tudo começou.
Até mais.



A história

No começo se fez a vida neste planeta. Se fez o homem. E o homem começou a fazer, a brincar de deus. Criou e descobriu coisas. Entre elas a música.

O primeiro instrumento que ele descobriu foi o corpo, a voz.

Depois começou a bater nas coisas. Troncos, pedras, madeiras. Descobriu timbres diferentes, toques diferentes. Surgiu a percussão.

Uma antiga lenda diz que Hermes inventou o primeiro instrumento musical de cordas dedilhadas, feito de casco de uma tartaruga e tripas de boi esticadas sobre um longo braço. Apolo, deus grego da música e da arte do arco e da flecha, encantou-se com o som do instrumento, e teria trocado tudo o que tinha por ele.

Talves daí, dos instrumentos de caça, do arco e a flecha, surgiam os primeiros sons. Do arco aprendeu a controlar a madeira e a corda para tirar sons, friccionando a flecha sobre a corda ou somente tocando-a com os dedos. Aprimorou a sua construção, o feitio das cordas, mais grossas, mais finas. Mais resistentes, mais frágeis. Os tipos de madeira. Com isso vieram sons diferentes. Aprimorou a caixa de ressonância. Mais sons poderiam ser feitos.

Enquanto isso a humanidade dominava o planeta. Sociedades complexas se estendiam por campos, montanhas, rios e mares. A humanidade domina a escrita, a matemática, compreendia fenômenos naturais, desenvolvia teorias divinas para explicar suas deficiências.

Já existiam instrumentos de cordas contando com um longo braço, saindo de uma caixa de ressonância.

1500 a. C. semitas trazem da Síria para a europa a Kíthara.

Por volta de 1000 a.C. os hititas (Síria) utilizavam um instrumento de quatro cordas denominado Kinnor. Nessa mesma época, egípcios e hebreus utilizavam um instrumento oval e de braço reto chamado Nebel, assemelhado ao violão.

No antigo Egito surgiam os primeiros cordofones, tangidos com arco ou dedilhados, tendo seus remanescentes recebidos durante a Idade Média e a Renascença a denominação de viola.

Destacam-se duas hipóteses para a origem da viola: a de que esteja ligada ao alaúde árabe levado à Espanha e/ou de descendência de um instrumento de origem greco-romana.

Kíthara: trazida da Síria pelos semitas por volta da 1500 a.C., acredita-se que a kíthara grega tinha de cinco a 18 cordas e era tocada com palheta. Com a dominação do Império Romano, o instrumento passou a ser chamado de cítara romana, levada à Península Ibérica pelos romanos na metade do séc I d.C.

O desenvolvimento das ferramentas e da matemática fez com que o homem criasse uma variedade grande de instrumentos musicais. Os cordofones foram se diferenciando.

Durante a ocupação moura na Europa (séc VIII) os otomanos auxiliaram muito no desenvolvimento da Europa. Desde astrologia, arquitetura, matemática, medicina, artes em geral. Além do alaúde, os mouros levaram o pandeiro para a europa.

Com os mouros na Espanha, iniciou um lento processo de convívio onde a cítara romana e o alaúde árabe que se influenciaram mutuamente. A guitarra mourisca e a guitarra latina.

Guitarra mourisca: da família dos alaúdes. Apresenta caixa de ressonância com fundo côncavo, com três ordens de cordas duplas tocadas com palheta.
Guitarra Latina: derivada da khítara grega. Com fundo plano, com quatro ordens de cordas duplas e tocada com os dedos.

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário